Eleições câmara de vereadores mirins

Publicado em: 08/11/2018 às 17:55

No dia 07 de Novembro, das 8h às 16h, foi realizada a votação para vereador mirim no Colégio Policial Militar.  Os três candidatos concorrentes à vaga foram: Lucas Theiss Luiz, Amanda Braciani e Luiz Gustavo Cardoso Back. O vencedor do pleito foi o aluno Lucas, e será o representante, caso o colégio ganhe uma cadeira na câmara.

O Programa Vereador Mirim de Blumenau foi pioneiro em Santa Catarina e referência em todo o Brasil pelo seu formato de legislatura anual, ou seja, cada vereador mirim tem mandato de um ano, assim, fazendo com que os alunos participem de maneira mais efetiva das atividades da Câmara Municipal.

Além de promover a aproximação entre a Câmara de Vereadores e as escolas, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre Administração Pública e seu contexto na sociedade brasileira. As experiências irão contribuir na formação pessoal, além de preparar líderes capacitados e conscientes dos deveres e direitos como cidadãos.

Todos os anos são eleitos 15 vereadores mirins e 15 suplentes que recebem cursos de formação continuada como oratória técnica legislativa, redação oficial entre outros. Os parlamentares mirins participam de sessões solenes, ordinárias e itinerantes em que debatem e elaboram projetos de lei e requerimentos relacionados às suas escolas e à comunidade blumenauense.

Fonte:

O que é a Câmara mirim. Câmara de vereadores, Blumenau, 2018. Disponível em:   http://www.camarablu.sc.gov.br/o-que-e-a-camara-mirim/ . Acesso: 07 de nov. de 2018.